SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Gestión de la educación: políticas federales a la gestión municipalCivilidad en la cultura Grupo Escolar Costa Carneiro: el Diario o Estudante Orleanense (1949-1973) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FLACH, Simone de Fátima  y  SAKATA, Kelly Letícia da Silva. Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.543-562. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.15126.

A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, no presente texto tem-se como objetivo discutir o entendimento e a efetivação da gestão democrática em Conselhos Municipais de Educação no Paraná. Para tanto, apresentam-se discus sões a respeito da democracia e as possibilidades de sua efetivação na educação, a forma como a composição e o funcionamento de Conselhos Municipais de Educação colaboram (ou não) para a efetivação do princípio constitucional, e como esta ocorre em um dos municípios pesquisados. Ao final, considera-se que tanto a composição quanto a atuação dos órgãos colegiados são contraditórias, pois, ao mesmo tempo que possibilitam a participação de diferentes segmentos sociais, sofrem interferências políticas locais, as quais limitam a atuação coletiva.

Palabras clave : Gestão Democrática; Participação; Conselho Municipal de Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )