SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Gestão da educação: das políticas federais à gestão municipalIndícios do civismo na cultura do Grupo Escolar Costa Carneiro: o Jornal o Estudante Orleanense (1949-1973) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FLACH, Simone de Fátima  e  SAKATA, Kelly Letícia da Silva. Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.543-562. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.15126.

A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, no presente texto tem-se como objetivo discutir o entendimento e a efetivação da gestão democrática em Conselhos Municipais de Educação no Paraná. Para tanto, apresentam-se discus sões a respeito da democracia e as possibilidades de sua efetivação na educação, a forma como a composição e o funcionamento de Conselhos Municipais de Educação colaboram (ou não) para a efetivação do princípio constitucional, e como esta ocorre em um dos municípios pesquisados. Ao final, considera-se que tanto a composição quanto a atuação dos órgãos colegiados são contraditórias, pois, ao mesmo tempo que possibilitam a participação de diferentes segmentos sociais, sofrem interferências políticas locais, as quais limitam a atuação coletiva.

Palavras-chave : Gestão Democrática; Participação; Conselho Municipal de Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )