SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Civism culture in Grupo Escolar Costa Carneiro: The Newspaper o Estudante Orleanense (1949-1973)The exploration of toys by children in ludical experiences in childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabet Militz Wypyczynski  and  DIAS, Julice. O ensino de geografia na perspectiva do modelo social da deficiência. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.587-612. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13741.

Os discursos de classificação de normalidade do sujeito com deficiência na perspectiva do Modelo médico e do Modelo social são peças centrais deste arti go. Nesse viés, buscou-se refletir sobre a deficiência visual com base na referência conceitual dos estudos de Vygotsky, nomeadamente no que diz respeito à mediação, compensação, conceitos e funções psicológicas superiores. À luz desse contexto, des taca-se uma experiência que procurou investigar quais as potencialidades da oficina pedagógica no ensino de Geografia. No perscrutar dessa abordagem, optou-se pela metodologia do estudo de caso com base na participação e colaboração de 27 estudan tes com idades entre 11 e 14 anos, de uma turma do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência cons troem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovem e valorizam seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. A partir do momento em que a escola e seus agentes proporcionam condições de aces sibilidade para o estudante com deficiência, ele consegue vivenciar e apreender os conhecimentos geográficos.

Keywords : Geografia; Modelo Médico; Modelo Social; Deficiência Visual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )