SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3La enseñanza de la geografía en perspectiva, de modelo social de discapacidadLiteratura infantil en la sección de Biblioteca Pública de Paraná: hora del cuento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

NICOLIELO, Maria Elisa  y  SOMMERHALDER, Aline. A exploração de brinquedos por crianças em experiências lúdicas na educação infantil. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.613-634. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13422.

Neste estudo objetivou-se compreender o modo como o brinquedo foi ex plorado por crianças da educação infantil em momentos de brincadeira livre em sala, e que funções foram atribuídas para esse objeto lúdico. Por meio da abordagem quali tativa, procedeu-se observação participante com 13 diários de campo, com discussão à luz de aporte teórico. Entre os resultados, verificou-se que o brinquedo, tanto o industrializado quanto o objeto transformado em brinquedo, fez-se consideravelmen te presente nas brincadeiras, oportunizando o enriquecimento das experiências pelas crianças. Destacou-se necessária a qualificação da mediação docente no que se refere às manifestações de estereótipos de gênero em brincadeiras, a oferta de outros am bientes para brincar e a atenção pedagógica na disponibilização dos objetos lúdicos, a fim de contribuir para os processos de criação, exploração e enriquecimento das experiências das crianças.

Palabras clave : Educação Infantil; Crianças da Primeira Infância; Experiências Lúdicas; Exploração de Brinquedos; Interação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )