SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3O ensino de geografia na perspectiva do modelo social da deficiênciaA literatura na seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná: a hora do conto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

NICOLIELO, Maria Elisa  e  SOMMERHALDER, Aline. A exploração de brinquedos por crianças em experiências lúdicas na educação infantil. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.613-634. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13422.

Neste estudo objetivou-se compreender o modo como o brinquedo foi ex plorado por crianças da educação infantil em momentos de brincadeira livre em sala, e que funções foram atribuídas para esse objeto lúdico. Por meio da abordagem quali tativa, procedeu-se observação participante com 13 diários de campo, com discussão à luz de aporte teórico. Entre os resultados, verificou-se que o brinquedo, tanto o industrializado quanto o objeto transformado em brinquedo, fez-se consideravelmen te presente nas brincadeiras, oportunizando o enriquecimento das experiências pelas crianças. Destacou-se necessária a qualificação da mediação docente no que se refere às manifestações de estereótipos de gênero em brincadeiras, a oferta de outros am bientes para brincar e a atenção pedagógica na disponibilização dos objetos lúdicos, a fim de contribuir para os processos de criação, exploração e enriquecimento das experiências das crianças.

Palavras-chave : Educação Infantil; Crianças da Primeira Infância; Experiências Lúdicas; Exploração de Brinquedos; Interação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )