SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3The exploration of toys by children in ludical experiences in childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ARAUJO, Karina Valim de  and  ORLANDO, Evelyn de Almeida. A literatura na seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná: a hora do conto. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.635-658. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13348.

Este artigo é resultado de um estudo realizado na “Hora do conto” da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Com o objetivo de analisar a formação do leitor ainda na infância, partiu-se da problemática de como a “Hora do conto” pode contribuir para tal formação. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a obser vação e a análise de fotos, constituindo-se como registros documentais dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. As principais referências teóricas foram: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) e Chartier (1989, 2001). Os resultados indicam que as práticas educativas ocorrem de maneira lúdica e que a “Hora do conto” tornou o espaço um polo de encontro cultural, fomentando o interesse pela leitura que, por se realizar no âmbito de uma biblioteca, coloca as crianças em contato direto com o universo literário.

Keywords : Literatura; Infância; Hora do Conto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )