SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Niños que exploran los juguetes en experiencias de juego en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ARAUJO, Karina Valim de  y  ORLANDO, Evelyn de Almeida. A literatura na seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná: a hora do conto. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.635-658. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13348.

Este artigo é resultado de um estudo realizado na “Hora do conto” da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Com o objetivo de analisar a formação do leitor ainda na infância, partiu-se da problemática de como a “Hora do conto” pode contribuir para tal formação. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a obser vação e a análise de fotos, constituindo-se como registros documentais dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. As principais referências teóricas foram: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) e Chartier (1989, 2001). Os resultados indicam que as práticas educativas ocorrem de maneira lúdica e que a “Hora do conto” tornou o espaço um polo de encontro cultural, fomentando o interesse pela leitura que, por se realizar no âmbito de uma biblioteca, coloca as crianças em contato direto com o universo literário.

Palabras clave : Literatura; Infância; Hora do Conto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )