SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A exploração de brinquedos por crianças em experiências lúdicas na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ARAUJO, Karina Valim de  e  ORLANDO, Evelyn de Almeida. A literatura na seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná: a hora do conto. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.635-658. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13348.

Este artigo é resultado de um estudo realizado na “Hora do conto” da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Com o objetivo de analisar a formação do leitor ainda na infância, partiu-se da problemática de como a “Hora do conto” pode contribuir para tal formação. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a obser vação e a análise de fotos, constituindo-se como registros documentais dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. As principais referências teóricas foram: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) e Chartier (1989, 2001). Os resultados indicam que as práticas educativas ocorrem de maneira lúdica e que a “Hora do conto” tornou o espaço um polo de encontro cultural, fomentando o interesse pela leitura que, por se realizar no âmbito de uma biblioteca, coloca as crianças em contato direto com o universo literário.

Palavras-chave : Literatura; Infância; Hora do Conto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )