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Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

VIERA-DUARTE, Patricia. Internacionalização e a interlocução entre o ensino básico e superior: o problema da formação docente. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.1-3. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13095.

No cenário latino-americano, determinado pelas tendências internacionais do mundo globalizado - por um lado - e pelas exigências das políticas nacionais de educação por outro, começam a se tornar visíveis certas tensões que dificultam a compreensão sistêmica da educação no contexto regional e dentro dos sistemas de ensino em cada país. As pesquisas que sustentam essas reflexões têm por objetivo colocar o tema nas inter/relações entre as políticas nacionais de educação - possivel mente determinadas pelos parâmetros internacionais - e as realidades institucionais locais. A partir de explorações de documentos dos organismos multilaterais, entre vistas aos atores nacionais encarregados do desenho e desenvolvimento das políticas educativas e de realização de grupos focais com gestores e professores locais, o pro blema foi analisado em termos da relação entre as políticas internacionais e as polí ticas educacionais no território. Neste artigo, serão abordadas, com mais ênfase, as interlocuções entre as demandas e desafios da educação básica, em cada país, com as inovações da formação de professores instalados dentro de um Ensino Superior cada vez mais internacionalizado. Este trabalho é parte de uma série de estudos qualitati vos no contexto da hermenêutica, que conclui com algumas recomendações para (re) articular os diálogos regionais, nacionais e subnacionais, nos seus diversos níveis.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Internacionalização da Educação Superior; Educação Básica; Formação de Professores.

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