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Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MIGUEL LAZARO, Luis; MARTIN DE LA ROSA, Victoria  y  PULIDO MONTES, Cristina. A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.63-85. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13089.

O objetivo com este estudo é refletir sobre a Cidadania Mundial, por meio de uma investigação sobre o tema, considerando a evidência da sua permanência como prioridade na agenda educativa mundial, tanto para os países desenvolvidos, quanto para os em desenvolvimento. A Educação para a Cidadania Mundial tem cobrado ao longo dos últimos anos um claro protagonismo na reflexão e nas práticas educativas, tanto das organizações não governamentais quanto dos docentes mais comprometidos com um pensar e uma prática pedagógica alternativa nas suas aulas. Sua inclusão preeminente na agenda global como raíz de sua definição prioritária para o marco da Global Education First Initiative (GEFI), que impulsiona as Nações Unidas, sem dú vida, tornará muito mais visível a necessidade de aprofundar o seu desenvolvimento. Assim, uma das três prioridades da GEFI é justamente fomentar a cidadania global. A Unesco considera que a Educação para a Cidadania Mundial propõe uma mudança no papel e nos objetivos educacionais, orientados a construir sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Essa convicção fez da Educação para a Cidadania Mundial um dos objetivos chave para a área educacional em seu projeto de estratégia a médio prazo para os próximos oito anos (2014-2021).

Palabras clave : Educação; Cidadania Mundial; Paradigma Educativo.

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