SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Internacionalização e a interlocução entre o ensino básico e superior: o problema da formação docentePolíticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MIGUEL LAZARO, Luis; MARTIN DE LA ROSA, Victoria  e  PULIDO MONTES, Cristina. A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.63-85. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13089.

O objetivo com este estudo é refletir sobre a Cidadania Mundial, por meio de uma investigação sobre o tema, considerando a evidência da sua permanência como prioridade na agenda educativa mundial, tanto para os países desenvolvidos, quanto para os em desenvolvimento. A Educação para a Cidadania Mundial tem cobrado ao longo dos últimos anos um claro protagonismo na reflexão e nas práticas educativas, tanto das organizações não governamentais quanto dos docentes mais comprometidos com um pensar e uma prática pedagógica alternativa nas suas aulas. Sua inclusão preeminente na agenda global como raíz de sua definição prioritária para o marco da Global Education First Initiative (GEFI), que impulsiona as Nações Unidas, sem dú vida, tornará muito mais visível a necessidade de aprofundar o seu desenvolvimento. Assim, uma das três prioridades da GEFI é justamente fomentar a cidadania global. A Unesco considera que a Educação para a Cidadania Mundial propõe uma mudança no papel e nos objetivos educacionais, orientados a construir sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Essa convicção fez da Educação para a Cidadania Mundial um dos objetivos chave para a área educacional em seu projeto de estratégia a médio prazo para os próximos oito anos (2014-2021).

Palavras-chave : Educação; Cidadania Mundial; Paradigma Educativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )