SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativoInternacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CORTE, Marilene Gabriel Dalla; SARTURI, Rosane Carneiro  e  NUNES, Janilse Fernandes. Políticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionais. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.87-114. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13094.

No texto analisam-se as políticas de formação dos professores no Bra sil em seus desdobramentos e recomendações de organismos internacionais. O artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental, à luz de marcos teóricos e legais que subsidiam reflexões acerca das prioridades, orientações e programas de governo subjacentes à formação de professores. Entre os principais resultados, destacam-se: as reformas educacionais observam as recomendações dos organis mos internacionais; as políticas educativas atuais reafirmam a centralidade da for mação para o/no exercício da docência; os programas de formação estão relacio nados à natureza das funções docentes; e as instituições formadoras atuam como mecanismos para atender às demandas de processos produtivos e performativos oriundos da lógica global.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Formação de Professores; Organismos Interna cionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )