SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Políticas de formación de profesores en Brasil: desdoblamientos e interlocución con las directrices de los organismos internacionalesPolíticas públicas para la educación infantil en Brasil: desafíos para la consolidación del derecho en el contexto emergente de la nueva filantropia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.115-131. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13090.

A internacionalização da educação superior vem se expandindo no contexto da globalização e da Sociedade do Conhecimento. Recentemente, organismos mul tilaterais, capitaneados pela OCDE, passam a propor outras formas para a interna cionalização, como a do currículo. O artigo tem como foco a Internacionalização do Currículo (IoC) e a interferência de organismos multilaterais, via produção de textos, nesse processo. É apontada a complexidade dessa concepção que se estende desde a formação profissional para o mercado globalizado até a formação do cidadão glo bal pela Unesco. Para fundamentar as análises são utilizados princípios de estado de conhecimento tendo como fonte a bibliografia internacional oriunda de organismos multilaterais e/ou decorrentes.

Palabras clave : Internacionalização da Educação Superior; Internacionalização do Currículo; Organismos multilaterais; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )