SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Políticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionaisPolíticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.115-131. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13090.

A internacionalização da educação superior vem se expandindo no contexto da globalização e da Sociedade do Conhecimento. Recentemente, organismos mul tilaterais, capitaneados pela OCDE, passam a propor outras formas para a interna cionalização, como a do currículo. O artigo tem como foco a Internacionalização do Currículo (IoC) e a interferência de organismos multilaterais, via produção de textos, nesse processo. É apontada a complexidade dessa concepção que se estende desde a formação profissional para o mercado globalizado até a formação do cidadão glo bal pela Unesco. Para fundamentar as análises são utilizados princípios de estado de conhecimento tendo como fonte a bibliografia internacional oriunda de organismos multilaterais e/ou decorrentes.

Palavras-chave : Internacionalização da Educação Superior; Internacionalização do Currículo; Organismos multilaterais; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )