SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Internacionalización del plan de estudios: producción en organismos multilateralesEfectos de las politicas internacionais y la emergencia del PNAIC - PACTO en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FLORES, Maria Luiza  y  PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.133-154. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13096.

No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A ava liação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e quali dade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garan tidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores so ciais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas.

Palabras clave : Educação Infantil; Políticas Educacionais; Organismos Multilaterais; Privatização; Qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )