SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Internacionalização do currículo: produção em organismos multilateraisEfeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC - PACTO no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FLORES, Maria Luiza  e  PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.133-154. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13096.

No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A ava liação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e quali dade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garan tidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores so ciais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas.

Palavras-chave : Educação Infantil; Políticas Educacionais; Organismos Multilaterais; Privatização; Qualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )