SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Public policies for early childhood education in Brazil: challenges to the consolidation of the law in the emerging context of new philanthropyThe pedagogy of the hero under the performances of contemporary public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

POSSA, Leandra Bôer  and  BRAGAMONTE, Patrícia Luciene de Albuquerque. Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC - PACTO no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.155-184. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13091.

No artigo busca-se mostrar alguns fios que tramam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Não apresentamos nem dizemos uma ver dade sobre ele, buscamos identificá-lo como efeito. Metodologicamente este estudo se utiliza da análise do discurso foucaultiano como meio de produzir argumentações a partir do procedimento de apropriação dos enunciados, que são tomados em suas condições de funcionamento, produzindo um sistema para os rituais da palavra e para os planos de apropriação social do discurso. Apresentamos, a partir da análise, uma síntese argumentativa: o PNAIC como um programa-efeito das políticas neoliberais em educação, movimentadas para desenvolvimento econômico e social do neolibera lismo projetado pelos organismos internacionais na educação.

Keywords : Políticas de Educação; Organismos Internacionais; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )