SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Políticas públicas para la educación infantil en Brasil: desafíos para la consolidación del derecho en el contexto emergente de la nueva filantropiaLa pedagogía del héroe bajo las performances de las políticas públicas contemporáneas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

POSSA, Leandra Bôer  y  BRAGAMONTE, Patrícia Luciene de Albuquerque. Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC - PACTO no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.155-184. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13091.

No artigo busca-se mostrar alguns fios que tramam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Não apresentamos nem dizemos uma ver dade sobre ele, buscamos identificá-lo como efeito. Metodologicamente este estudo se utiliza da análise do discurso foucaultiano como meio de produzir argumentações a partir do procedimento de apropriação dos enunciados, que são tomados em suas condições de funcionamento, produzindo um sistema para os rituais da palavra e para os planos de apropriação social do discurso. Apresentamos, a partir da análise, uma síntese argumentativa: o PNAIC como um programa-efeito das políticas neoliberais em educação, movimentadas para desenvolvimento econômico e social do neolibera lismo projetado pelos organismos internacionais na educação.

Palabras clave : Políticas de Educação; Organismos Internacionais; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )