SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropiaA pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

POSSA, Leandra Bôer  e  BRAGAMONTE, Patrícia Luciene de Albuquerque. Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC - PACTO no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.155-184. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13091.

No artigo busca-se mostrar alguns fios que tramam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Não apresentamos nem dizemos uma ver dade sobre ele, buscamos identificá-lo como efeito. Metodologicamente este estudo se utiliza da análise do discurso foucaultiano como meio de produzir argumentações a partir do procedimento de apropriação dos enunciados, que são tomados em suas condições de funcionamento, produzindo um sistema para os rituais da palavra e para os planos de apropriação social do discurso. Apresentamos, a partir da análise, uma síntese argumentativa: o PNAIC como um programa-efeito das políticas neoliberais em educação, movimentadas para desenvolvimento econômico e social do neolibera lismo projetado pelos organismos internacionais na educação.

Palavras-chave : Políticas de Educação; Organismos Internacionais; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )