SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SOUSA, Joana Raquel Faria de  e  PACHECO, José Augusto. Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.237-258. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15852.

O estudo apresentado neste artigo surge de uma investigação realizada no âm bito do Observatório de Autoavaliação de Escolas, tendo por objetivo principal compre ender tendências nas perceções dos docentes sobre os efeitos da Avaliação Externa das Escolas (AEE) na realidade portuguesa. Através de um estudo quantitativo, baseado num inquérito por questionário dirigido a docentes de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas da rede do Ministério da Educação, na região Norte de Portugal, são analisados os resultados com base no processamento de dados estatísticos, dos quais são enfatizadas duas tendências principais: a perceção dos docentes relativamente à influência da AEE na dinamização dos órgãos intermédios de gestão, na articulação curricular, nos mecanismos de qualidade que promovem a educação, na discussão sobre a organização interna da esco la, na orientação para os resultados de aprendizagem dos alunos, na Avaliação Externa de Aprendizagens, no desenvolvimento profissional dos docentes e na promoção da imagem social da escola; e a indefinição da perceção dos docentes relativamente à melhoria dos apoios pedagógicos e à contribuição para a diferenciação curricular, como efeito da AEE.

Palavras-chave : Avaliação Externa das Escolas; Avaliação Institucional; Inspeção das Escolas; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )