SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em PortugalCapitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.259-276. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15128.

O mundo globalizado tem provocado diversos impactos no contexto uni versitário, especificamente a necessidade de adequação das instituições aos novos paradigmas impostos pelas mudanças em todos os setores da sociedade. Assim, o objetivo com esta pesquisa implica compreender o processo de avaliação de universi dades, a partir de indicadores de ranqueamentos nacional e internacionais, bem como as exigências impostas a essas instituições quanto às mudanças na política de ensi no, pesquisa, extensão e gestão. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e descritivo, tendo como elementos os indicadores adotados pelos rankings Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Ranking Web, THE-TR e Center for World University Rankings no processo de avaliação de universidades. Em linhas gerais, as universidades são submetidas à competitividade; os resultados clas sificatórios impõem o redirecionamento da política universitária, de forma a remeter a produção do conhecimento para o atendimento de fins, em alta medida, mercanti listas; há uma exagerada corrida das instituições avaliadas para serem reconhecidas como sendo de alta reputação, logo, universidades de classe mundial.

Palavras-chave : Universidade; Avaliação; Ranqueamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )