SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globaisGrupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SOMERS, Patrícia et al. Capitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.21-41. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13888.

Desde a Crise Financeira Mundial de 2008, as instituições de ensino supe rior em todo o mundo foram forçadas a mudar suas práticas financeiras para se con centrar em fatores não acadêmicos, o que foi chamado de capitalismo acadêmico. No centro do capitalismo acadêmico está a universidade empresarial, que considera os professores como produtores de capital (não educadores), estudantes como consumi dores (não aprendizes) e empresas/indústria, credenciadores e ONGs como valiosos parceiros de negócios. Neste artigo define-se capitalismo acadêmico, revisa-se a lite ratura de pesquisa, discutem-se perspectivas do capitalismo acadêmico das Américas e discutem-se as implicações do capitalismo acadêmico para a América Latina. No artigo finaliza-se com o uso da antropofagia para avaliar o que é útil sobre o capita lismo acadêmico para o Brasil.

Palavras-chave : Capitalismo Acadêmico; Universidades Empresariais; Educação Su perior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )