SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Capitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto  e  IGNA, Fernando Rodrigo Dall. Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.185-204. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13093.

No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para iden tificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercus sões no Brasil.

Palavras-chave : Grupos de Pesquisa em Educação Superior; Políticas de Educação Superior; Produção do Conhecimento no Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )