Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto e IGNA, Fernando Rodrigo Dall. Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.185-204. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13093.
No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para iden tificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercus sões no Brasil.
Palavras-chave : Grupos de Pesquisa em Educação Superior; Políticas de Educação Superior; Produção do Conhecimento no Ensino Superior.