SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Qualidade da educação superior e a responsabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva  e  FREIBERGER, Lorena Dominique Vilela. Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.277-295. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.12502.

Com este texto objetivou-se discutir a educação superior frente às recentes alterações da política educacional brasileira. Questiona-se: que características são assu midas pela educação superior no contexto das atuais políticas educacionais? Que limites e perspectivas estão postos para a universidade pública? A análise é desenvolvida tendo por base a abordagem materialista histórica, utilizando-se de discussão bibliográfica e análise de documentos. Entre os resultados, destaca-se que a educação superior passou por alterações significativas desde 1990 e que, assumindo a lógica operacional, ampliou a quantidade de vagas e de instituições, mantendo-se direcionada pelo desenvolvimento econômico. Finaliza ressaltando a importância do acompanhamento e da luta política em prol da garantia de uma educação superior de qualidade.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação Superior; Universidade Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )