SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade públicaCurrículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MENEGAT, Jardelino; MARCO, Ricardo Antônio De  e  SARMENTO, Dirléia Fanfa. Qualidade da educação superior e a responsabilidade social. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.297-315. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15136.

As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica em andamento, cuja temática focaliza a educação de qualidade vista sob a perspectiva dos seus fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais. Faz um recorte sobre a qualidade da Educação Superior, avaliada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refletindo sobre a Responsabilidade So cial enquanto uma das 10 dimensões analisadas nesse Sistema. Com base na revisão de literatura, os achados do estudo sinalizam para a Responsabilidade Social como um componente essencial no processo formativo dos acadêmicos, para o cumprimento da tríplice missão universitária do ensino, da pesquisa e da extensão e para a efetivação da própria função social das Instituições de Ensino Superior.

Palavras-chave : Qualidade da Educação; Educação Superior; SINAES; Responsabi lidade Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )