SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Quality of higher education and social responsibility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Hallison Fernando  and  JESUS, Adriana Regina de. Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.317-344. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.14509.

Neste artigo discutem-se os pressupostos da educação inclusiva e suas im plicações para pensar e analisar o currículo escolar. Isso posto, o problema que nor teou este estudo teve como questão pensar de que maneira professores da Educação Básica percebem a relação entre o currículo e a inclusão educacional? Justifica-se essa problemática por se entender que quando as intenções inclusivas estão sistematizadas no currículo, as ações docentes propiciam, por meio da organização do ensino, a me diação qualitativa para a aprendizagem dos alunos. Para tanto, teve-se como objetivos: identificar conceitos pertinentes à inclusão e sua relação com o currículo educacional e apresentar e analisar percepções de docentes da Educação Básica, que correspon dem, respectivamente, às seções deste artigo. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como pressuposto a abordagem qualitativa, tendo como princípio a pesquisa bi bliográfica e de campo, na modalidade descritiva, contando com a participação de 30 docentes do Município de Londrina, PR. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário analisado em três categorias elencadas a posteriori pela análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão que a maioria dos docen tes participantes concebe o currículo como conteúdos a serem ensinados e aprendidos, bem como que o currículo influencia na efetivação ou não da inclusão. Os professores envolvidos nesta pesquisa destacaram, como um dos aspectos a serem abordados por meio do currículo da educação inclusiva, a necessidade de fazer uma avaliação das limitações e possibilidades dos alunos.

Keywords : Currículo; Inclusão Educacional; Percepções Docentes; Educação Básica; Docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )