SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Calidad de la educación superior y la responsabilidad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Hallison Fernando  y  JESUS, Adriana Regina de. Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.317-344. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i1.14509.

Neste artigo discutem-se os pressupostos da educação inclusiva e suas im plicações para pensar e analisar o currículo escolar. Isso posto, o problema que nor teou este estudo teve como questão pensar de que maneira professores da Educação Básica percebem a relação entre o currículo e a inclusão educacional? Justifica-se essa problemática por se entender que quando as intenções inclusivas estão sistematizadas no currículo, as ações docentes propiciam, por meio da organização do ensino, a me diação qualitativa para a aprendizagem dos alunos. Para tanto, teve-se como objetivos: identificar conceitos pertinentes à inclusão e sua relação com o currículo educacional e apresentar e analisar percepções de docentes da Educação Básica, que correspon dem, respectivamente, às seções deste artigo. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como pressuposto a abordagem qualitativa, tendo como princípio a pesquisa bi bliográfica e de campo, na modalidade descritiva, contando com a participação de 30 docentes do Município de Londrina, PR. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário analisado em três categorias elencadas a posteriori pela análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão que a maioria dos docen tes participantes concebe o currículo como conteúdos a serem ensinados e aprendidos, bem como que o currículo influencia na efetivação ou não da inclusão. Os professores envolvidos nesta pesquisa destacaram, como um dos aspectos a serem abordados por meio do currículo da educação inclusiva, a necessidade de fazer uma avaliação das limitações e possibilidades dos alunos.

Palabras clave : Currículo; Inclusão Educacional; Percepções Docentes; Educação Básica; Docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )