SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Violencia sistémica y educaciónJohan Galtung and school violence índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FAVERO, Altair Alberto. Violência da positividade e educação: da cultura do tédio à promoção da cultura do sentido. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.411-432. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16656.

Violência é um dos temas recorrentes, não apenas no campo da educação e da filosofia, mas de diversas áreas de estudo, como saúde, antropologia, sociologia, direito, biologia, psicologia, e a lista poderia ser imensa. A violência é algo presente, cotidiano, que invade nossa vida pessoal e coletiva das mais diversas formas. No presente ensaio, tomo emprestado a ideia de violência da positividade do filósofo Byung-Chul Han (2016) para especular sobre violência e educação analisando a tensão entre cultura do tédio e cultura do sentido. O escopo do artigo é apresentar, a partir dos estudos de La Taille (2009), Bauman (1998) e Han (2016), algumas reflexões sobre a presença da cultura do tédio no cenário educacional e de que forma tal cultura pode se apresentar como violência da positividade (primeira parte do ensaio); na segunda parte apresento a ideia de cultura do sentido como um indicativo educacional promissor para enfrentar a violência da positividade; por fim, na terceira parte apresento alguns indicativos para enfrentar a cultura do tédio e com isso minimizar os efeitos da violência da positividade.

Palabras clave : Violência da positividade; Educação; Cultura do tédio; Cultura do sentido..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )