SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2The violence of positivity and education: from the culture of boredom to the promotion of the culture of meaningEducation for democratic life in John Dewey: alternative against human and political violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

FLICKINGER, Hans-Georg. Johan Galtung e a violência escolar. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.433-448. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16095.

Neste artigo se propõe um debate sobre a violência e educação com base na teoria de violência defendida por J. Galtung. Na primeira seção são apresentadas as coordenadas principais da referida teoria, nos conceitos de violência direta, estrutural e cultural. Na segunda seção, tendo essa matriz como base, é desenhado um mapa diferenciado da fenomenologia da violência nas instituições da educação para propor, afinal, em uma terceira seção, certas diretrizes facilitadoras do trabalho a realizar em relação à violência nas escolas. Defendo que a violência é um recurso provindo da incapacidade para o diálogo, do desrespeito da autoridade profissional, da transferência de problemas familiares para a escola, do confronto entre diferentes tradições culturais e da presença de regras burocrático-formais em excesso.

Keywords : Violência escolar; Educação; Johan Galtung..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )