SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Johan Galtung and school violenceViolencia, estética y educación: el caso del joven Törless índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

DALBOSCO, Claudio Almir. Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.449-470. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16112.

Neste ensaio considera-se a corrupção política como uma das principais formas de violência pública. Contrapõem a ela as reflexões feitas por John Dewey no capítulo VII de Democracia e educação. Partindo de sua noção de filosofia como crítica social, resume seu diagnóstico crítico sobre a nascente sociedade industrial, focando no espírito predador do industrial americano, baseado na economia liberal e no isolamento e exclusão social dele resultante. Reconstrói-se, na sequência, o ideal de formação democrática justificado pelo referido autor, destacando a importância de experiências comunitárias locais. Conclui-se defendendo a ideia de que oportunizar às novas gerações experiências formativas democráticas é o principal antídoto contra a corrupção como forma de violência política.

Palabras clave : Educação; Democracia; Formação democrática; Cooperação social..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )