SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Education for democratic life in John Dewey: alternative against human and political violenceViolence at the elementary school in reflective dialogue with Benjamin, Adorno and Rosa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

HERMANN, Nadja. Violência, estética e educação: o caso do jovem Törless. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.471-488. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16257.

O artigo discute a possibilidade da estética iluminar a ética na educação, interpretando a violência no processo formativo, a partir do Bildungsroman O Jovem Törless (1906), de Robert Musil. A consideração do sensível (aisthesis) para mobilizar os afetos e as emoções é uma estratégia que articula a complementaridade entre o saber filosófico (ética) e aquele que provém da literatura e das artes em geral (estética). O Jovem Törless aborda a violência no processo educativo, provocando a emoção que vincula o ético no estético e, assim, expõe como se preparam as mentalidades autoritárias. Por fim, o texto conclui que a criação poética de Musil expõe o avesso da educação, uma vez que a ordem da instituição educacional é subvertida pela desordem violenta que, trabalhada no processo interno dos sentimentos, provoca o próprio da estética: “emoção extrema”.

Keywords : Violência; Educação; Estética; Ética; Musil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )