SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Formación para la vida democrática en John Dewey: alternativa contra la violencia humana y políticaLa violencia en la escuela de educación básica en dialogo reflexivo con Benjamín, Adorno y Rosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

HERMANN, Nadja. Violência, estética e educação: o caso do jovem Törless. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.471-488. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16257.

O artigo discute a possibilidade da estética iluminar a ética na educação, interpretando a violência no processo formativo, a partir do Bildungsroman O Jovem Törless (1906), de Robert Musil. A consideração do sensível (aisthesis) para mobilizar os afetos e as emoções é uma estratégia que articula a complementaridade entre o saber filosófico (ética) e aquele que provém da literatura e das artes em geral (estética). O Jovem Törless aborda a violência no processo educativo, provocando a emoção que vincula o ético no estético e, assim, expõe como se preparam as mentalidades autoritárias. Por fim, o texto conclui que a criação poética de Musil expõe o avesso da educação, uma vez que a ordem da instituição educacional é subvertida pela desordem violenta que, trabalhada no processo interno dos sentimentos, provoca o próprio da estética: “emoção extrema”.

Palabras clave : Violência; Educação; Estética; Ética; Musil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )