SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e políticaA violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

HERMANN, Nadja. Violência, estética e educação: o caso do jovem Törless. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.471-488. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16257.

O artigo discute a possibilidade da estética iluminar a ética na educação, interpretando a violência no processo formativo, a partir do Bildungsroman O Jovem Törless (1906), de Robert Musil. A consideração do sensível (aisthesis) para mobilizar os afetos e as emoções é uma estratégia que articula a complementaridade entre o saber filosófico (ética) e aquele que provém da literatura e das artes em geral (estética). O Jovem Törless aborda a violência no processo educativo, provocando a emoção que vincula o ético no estético e, assim, expõe como se preparam as mentalidades autoritárias. Por fim, o texto conclui que a criação poética de Musil expõe o avesso da educação, uma vez que a ordem da instituição educacional é subvertida pela desordem violenta que, trabalhada no processo interno dos sentimentos, provoca o próprio da estética: “emoção extrema”.

Palavras-chave : Violência; Educação; Estética; Ética; Musil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )