SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Violence, aesthetics and education: the case of young TörlessReflections about education, alteration and violence from the conception of subjective constitution in Levinas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

PUCCI, Bruno. A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.489-508. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16096.

Neste artigo se propõe dialogar com as reflexões filosófico-estéticas e formativas de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Guimarães Rosa sobre a problemática da “violência e educação”, na perspectiva de problematizar e enfrentar a violência como barbárie, que perpassa as relações sociais e educacionais no atual quadro de dominação e de hegemonia do sistema capitalista neoliberal. E para realizar esse percurso, pretende-se o texto trilhar os seguintes passos: a violência reinante na escola de educação básica; Walter Benjamin e a crítica da violência; a violência nos escritos de Theodor Adorno; a violência como puro meio em A Benfazeja, de Guimarães Rosa; a violência divina na formação dos educandos.

Keywords : Violência e educação; Violência como puro meio; Violência como barbárie; Violência benfazeja; Violência divina na educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )