SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Violencia, estética y educación: el caso del joven TörlessReflexiones sobre educación, alteridad y violencia desde la concepción de constitución subjetiva en Levinas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PUCCI, Bruno. A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.489-508. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16096.

Neste artigo se propõe dialogar com as reflexões filosófico-estéticas e formativas de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Guimarães Rosa sobre a problemática da “violência e educação”, na perspectiva de problematizar e enfrentar a violência como barbárie, que perpassa as relações sociais e educacionais no atual quadro de dominação e de hegemonia do sistema capitalista neoliberal. E para realizar esse percurso, pretende-se o texto trilhar os seguintes passos: a violência reinante na escola de educação básica; Walter Benjamin e a crítica da violência; a violência nos escritos de Theodor Adorno; a violência como puro meio em A Benfazeja, de Guimarães Rosa; a violência divina na formação dos educandos.

Palabras clave : Violência e educação; Violência como puro meio; Violência como barbárie; Violência benfazeja; Violência divina na educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )