SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Violência, estética e educação: o caso do jovem TörlessReflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PUCCI, Bruno. A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.489-508. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16096.

Neste artigo se propõe dialogar com as reflexões filosófico-estéticas e formativas de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Guimarães Rosa sobre a problemática da “violência e educação”, na perspectiva de problematizar e enfrentar a violência como barbárie, que perpassa as relações sociais e educacionais no atual quadro de dominação e de hegemonia do sistema capitalista neoliberal. E para realizar esse percurso, pretende-se o texto trilhar os seguintes passos: a violência reinante na escola de educação básica; Walter Benjamin e a crítica da violência; a violência nos escritos de Theodor Adorno; a violência como puro meio em A Benfazeja, de Guimarães Rosa; a violência divina na formação dos educandos.

Palavras-chave : Violência e educação; Violência como puro meio; Violência como barbárie; Violência benfazeja; Violência divina na educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )