SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2La violencia en la escuela de educación básica en dialogo reflexivo con Benjamín, Adorno y RosaSombras de violencia: premisas ocultas en epistemologías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CARBONARA, Vanderlei. Reflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.509-526. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16130.

Neste artigo se propõe explorar a concepção levinasiana de constituição da subjetividade na perspectiva de um pensamento contemporâneo em superação às filosofias da consciência da modernidade. Nesse percurso de exploração da subjetividade constituinte, ganha especial atenção o tema da sensibilidade, ao qual Emmanuel Levinas associa o despertar ético da humanidade. Ao longo do texto especula-se uma possível explicação descritiva para a manifestação da violência nas primeiras manifestações da formação do Eu, ainda anterior à sua plena constituição subjetiva. O argumento para tal é de que o Eu que se ocupa do mundo como posse e satisfação não está ainda em condições de perceber a presença de Outrem como alteridade, mas toma-o como ameaça à sua manutenção no mundo. Para derivar uma reflexão educacional sobre alteridade e violência analisa-se, em especial, o potencial do conceito levinasiano de sensibilidade, associado às concepções de acolhimento e Rosto.

Palabras clave : Constituição da subjetividade; Emmanuel Levinas; Educação; Alteridade; Violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )