SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Reflections about education, alteration and violence from the conception of subjective constitution in LevinasEpistemology of violence in education in the context of contemporary biopolitics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

STRIEDER, Roque  and  LAGO, Clenio. Sombras de violência: premissas ocultas em epistemologias. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.527-560. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15734.

Existe algo desconcertante na trajetória humana, pois mesmo desejando o bem e a felicidade, toleramos e conservamos atitudes de violência. Historicamente a violência gerou graus significativos de dor e sofrimento. Em sua breve história, o ser humano foi e é capaz das mais terríveis atrocidades e deixa expresso, nessa história, um rastro indelével de maldade e sofrimento. O ser humano contemporâneo, no seio da civilização, vive cercado de ambiguidades, paradoxos e desigualdades que expressam e renovam formas de violência. Reencontramo-nos com horrores, angústias e desesperanças de antes e as elasticamos para o amanhã. Diante desses cenários, radicados em violências de múltiplos matizes, o horizonte do trabalho é lançar luzes refletindo sobre a epistemologia em meio às emergências de diferentes emocionalidades e racionalidades. Assim, diante das inflexões da complexidade da condição humana, perguntamos: como violência e epistemologia estão articuladas e como uma dimensão epistemológica pode constituir-se para além de ser expressão violenta e da violência? Acenam-se com diferentes possibilidades de refletir, discutir e lidar com uma das inglórias faces da dimensão humana: a capacidade de exercitar e exercitar-se em violência no âmbito do conhecer. Concluímos que a profanação das epistemologias que fazem pervagar violências, para restaurar um ser humano qualquer, sem essência ou destino a galgar, numa comunidade que vem, vacilante entre a singularidade e o universal, é uma tarefa da formação que vem, ancorada em um conhecer para além da fragmentação e dos mecanismos sistemáticos.

Keywords : Educação; Epistemologia; Violência; Experiências formativas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )