SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Epistemology of violence in education in the context of contemporary biopoliticsViolence, reason and culture of peace author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SGRO, Margarita Rosa. Violencia política, derechos humanos y educación. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.583-604. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.17049.

O presente trabalho visa refletir sobre a responsabilidade, mas também acerca das condições que os sistemas de ensino têm em relação à cultura política. Trata-se sobretudo da cultura política contemporânea, cuja característica central parece ser a de subestimar os princípios elementares das democracias. Procuraremos justificar a hipótese de que a crítica à educação, especialmente a educação sistemática, deriva de exigir da escola, em todos os níveis, a formação de um cidadão capaz de pensar e agir contra as correntes culturais predominantes na sociedade, seja no campo da formação da autonomia do indivíduo, seja na responsabilidade coletiva da participação social do cidadão. Para delimitar a análise, vamos nos concentrar na complexa relação entre educação, violência política e direitos humanos.

Keywords : Violência política; Cultura política; Direitos Humanos; Educação; Democracia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )