SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Epistemología de la violencia en la educación en el contexto de la biopolítica contemporáneaViolencia, razón y cultura de paz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SGRO, Margarita Rosa. Violencia política, derechos humanos y educación. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.583-604. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.17049.

O presente trabalho visa refletir sobre a responsabilidade, mas também acerca das condições que os sistemas de ensino têm em relação à cultura política. Trata-se sobretudo da cultura política contemporânea, cuja característica central parece ser a de subestimar os princípios elementares das democracias. Procuraremos justificar a hipótese de que a crítica à educação, especialmente a educação sistemática, deriva de exigir da escola, em todos os níveis, a formação de um cidadão capaz de pensar e agir contra as correntes culturais predominantes na sociedade, seja no campo da formação da autonomia do indivíduo, seja na responsabilidade coletiva da participação social do cidadão. Para delimitar a análise, vamos nos concentrar na complexa relação entre educação, violência política e direitos humanos.

Palabras clave : Violência política; Cultura política; Direitos Humanos; Educação; Democracia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )