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Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, José Cláudio Sooma  e  FERREIRA, Andréa Miguel Abrantes. Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo, RJ. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.649-672. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16236.

Neste artigo se dialoga com um conjunto de pesquisas em História da Educação que selecionou as políticas públicas de educação e as diferentes experiências de formação docente como temáticas de estudo. De modo mais específico, o foco foi direcionado para o Instituto de Educação (Centro Integrado de Educação Pública - CIEP Brizolão 380 Joracy Camargo) localizado no Município de Belford Roxo, RJ, tendo como recorte temporal os anos 1996 a 2006. Nessa linha, foram problematizadas algumas das dimensões que teriam impulsionado a inauguração dessa Instituição de Ensino voltada para trabalhar a formação docente em Nível Médio no mesmo período em que tanto o Município se emancipava quanto era promulgada a LDB n. 9.394/96, que enfatizava a necessidade de que os professores que fossem atuar (ou já atuassem) na Educação Básica tivessem Curso Superior.

Palavras-chave : História da Educação; Instituto de Educação; Formação de professores; Belford Roxo..

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