SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Disputas, negociaciones y tensiones: sobre la emergencia del Instituto de Educación de Belford Roxo, RJSembrando entusiasmos: la Reforma Orestes Guimarães en Santa Catarina (1910-1918) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FIGUEIREDO, José Wnilson  y  FRANTZ, Walter. Interculturalidade crítica e educação popular em diálogo. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.673-706. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16105.

No artigo em questão apresentam-se reflexões acerca da relevância da educação popular, propugnada por Paulo Freire, com vistas à abertura de sendas possíveis para a instauração da interculturalidade crítica no mundo das escolas e demais organizações sociais. Para tanto, apoiamo-nos nas categorias da ética do reconhecimento e do diálogo intercultural, presentes nas obras desse autor, como princípios fundantes para a emergência e a efetivação de processos político-pedagógicos. Engendrados em relações inter-humanas, acreditamos ser possível, a partir da denúncia do colonialismo e da colonialidade do ser, dos saberes e do poder, o anúncio de uma educação intercultural crítica, forjada na igualdade associada ao respeito às diferenças de classe, etnia, sexo, gênero, nacionalidade, língua e religião existentes entre as pessoas.

Palabras clave : Educação intercultural; Concepção freireana; Diversidade cultural..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )