SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2ProEMI and full-time high school in BrazilThe requirement of the pre-school in the context of public-private partnerships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

BRESOLIN, Paoline; BUKOWSKI, Chaiane  and  SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas curriculares para o Ensino Médio nas escolas do campo no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.755-780. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15145.

Neste estudo aborda-se uma reflexão de caráter empírico sobre as orientações legais e propostas educacionais para o Ensino Médio do Campo, considerando as políticas públicas que fazem parte do quadro governamental atual. Procurou-se elencar como foco analítico da pesquisa as teorizações sobre a constituição do conhecimento escolar na referida etapa da Educação Básica. Com base nas dimensões atuais que vêm caracterizando o Ensino Médio, em aproximação à Educação do Campo, compomos um diagnóstico sobre os princípios e fundamentos que norteiam o processo pedagógico e conduzem o sistema escolar no âmbito em questão. Para tanto, decidimos descrever, examinar e problematizar as concepções de conhecimento escolar em documentos de caráter nacional, a fim de verificar os sentidos e as tendências que influenciam os rumos do processo de decisão curricular nas escolas. A presente investigação revelou que, mesmo considerando os avanços que promoveram melhorias no Ensino Médio do Campo, as estratégias para a democratização e a qualificação do ensino são limitadas e insuficientes, já que as teorizações dos Estudos Curriculares indicam para uma educação comprometida com o conhecimento escolar e a consequente possibilidade de os estudantes intervirem no mundo de forma qualificada e crítica.

Keywords : Currículo do Ensino Médio; Educação do Campo; Conhecimento escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )