SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2El ProEMI y la escuela secundaria de tiempo completo en BrasilLa obligatoria de la pre-escuela en el contexto de las asociaciones público-privado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

BRESOLIN, Paoline; BUKOWSKI, Chaiane  y  SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas curriculares para o Ensino Médio nas escolas do campo no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.755-780. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15145.

Neste estudo aborda-se uma reflexão de caráter empírico sobre as orientações legais e propostas educacionais para o Ensino Médio do Campo, considerando as políticas públicas que fazem parte do quadro governamental atual. Procurou-se elencar como foco analítico da pesquisa as teorizações sobre a constituição do conhecimento escolar na referida etapa da Educação Básica. Com base nas dimensões atuais que vêm caracterizando o Ensino Médio, em aproximação à Educação do Campo, compomos um diagnóstico sobre os princípios e fundamentos que norteiam o processo pedagógico e conduzem o sistema escolar no âmbito em questão. Para tanto, decidimos descrever, examinar e problematizar as concepções de conhecimento escolar em documentos de caráter nacional, a fim de verificar os sentidos e as tendências que influenciam os rumos do processo de decisão curricular nas escolas. A presente investigação revelou que, mesmo considerando os avanços que promoveram melhorias no Ensino Médio do Campo, as estratégias para a democratização e a qualificação do ensino são limitadas e insuficientes, já que as teorizações dos Estudos Curriculares indicam para uma educação comprometida com o conhecimento escolar e a consequente possibilidade de os estudantes intervirem no mundo de forma qualificada e crítica.

Palabras clave : Currículo do Ensino Médio; Educação do Campo; Conhecimento escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )