SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issueESPUniversalization of Basic Education in Brazil: a long pathThe history of the modern public school, its contemporary configuration and social function author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

OLIVEIRA, Breynner Ricardo; SOUZA, Waleska Medeiros de  and  PERUCCI, Leidelaine Sérgio. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.47-76. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16491.

Neste artigo descrevem-se e analisam-se as principais políticas de formação de professores gestadas desde os anos 1990, concentrando-se nos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Sila, Dilma Rousseff e Michel Temer. O percurso analítico empreendido revela que as ações de formação inicial e continuada de professores têm forte vinculação com a agenda governamental e que têm sido sistematicamente contingenciadas pelos ciclos político-eleitorais. Ao descrever e analisar as políticas e os programas desenhados nesses Governos percebe-se que a alternância da agenda é marcada pela questão orçamentária, especialmente nos Governos Dilma e Temer. A consequência é o desmantelamento da rede de formação que foi gestada no nível local e regional, ancorada pelas universidades, responsáveis pela articulação com os estados e municípios brasileiros.

Keywords : Política Educacional; Formação de Professores; Conjuntura Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )