SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 númeroESPUniversalización de la Educación Básica en Brasil: un largo caminoEl histórico de escuela pública moderna, su configuración contemporánea y función social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

OLIVEIRA, Breynner Ricardo; SOUZA, Waleska Medeiros de  y  PERUCCI, Leidelaine Sérgio. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.47-76. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16491.

Neste artigo descrevem-se e analisam-se as principais políticas de formação de professores gestadas desde os anos 1990, concentrando-se nos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Sila, Dilma Rousseff e Michel Temer. O percurso analítico empreendido revela que as ações de formação inicial e continuada de professores têm forte vinculação com a agenda governamental e que têm sido sistematicamente contingenciadas pelos ciclos político-eleitorais. Ao descrever e analisar as políticas e os programas desenhados nesses Governos percebe-se que a alternância da agenda é marcada pela questão orçamentária, especialmente nos Governos Dilma e Temer. A consequência é o desmantelamento da rede de formação que foi gestada no nível local e regional, ancorada pelas universidades, responsáveis pela articulação com os estados e municípios brasileiros.

Palabras clave : Política Educacional; Formação de Professores; Conjuntura Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )