SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 númeroESPA universalização da Educação Básica no Brasil: um longo caminhoO histórico da escola pública moderna, sua configuração contemporânea e função social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

OLIVEIRA, Breynner Ricardo; SOUZA, Waleska Medeiros de  e  PERUCCI, Leidelaine Sérgio. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.47-76. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16491.

Neste artigo descrevem-se e analisam-se as principais políticas de formação de professores gestadas desde os anos 1990, concentrando-se nos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Sila, Dilma Rousseff e Michel Temer. O percurso analítico empreendido revela que as ações de formação inicial e continuada de professores têm forte vinculação com a agenda governamental e que têm sido sistematicamente contingenciadas pelos ciclos político-eleitorais. Ao descrever e analisar as políticas e os programas desenhados nesses Governos percebe-se que a alternância da agenda é marcada pela questão orçamentária, especialmente nos Governos Dilma e Temer. A consequência é o desmantelamento da rede de formação que foi gestada no nível local e regional, ancorada pelas universidades, responsáveis pela articulação com os estados e municípios brasileiros.

Palavras-chave : Política Educacional; Formação de Professores; Conjuntura Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )