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Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ZUCCHINI, Lilian Giacomini Cruz  e  AGUDO, Marcela de Moraes. O histórico da escola pública moderna, sua configuração contemporânea e função social. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.77-99. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16337.

A educação pública não é uma invenção dos tempos modernos, mas a escola tal como a concebemos hoje - universal, laica, gratuita e obrigatória - é uma instituição recente, tendo seus princípios discutidos e/ou redefinidos inicialmente durante o período da Revolução Francesa, consolidando-se posteriormente, no final do século XIX e início do século XX, quando alguns países reorganizaram e implantaram seus sistemas nacionais de educação. A partir da noção histórica do desenvolvimento e da constituição da escola pública que temos atualmente, refletimos sobre a concepção de escola pública que compreendemos, ou seja, entendendo o significado do “público” que caracteriza a escola como tal e de que modo se desenvolveu historicamente. A escola, tal qual a conhecemos, é resultado de um acerto de contas: com o poder absolutista do Estado; com a ideologia dominante centrada na visão metafísica do mundo; e, finalmente, com a concepção da desigualdade humana como algo determinado pela natureza. Mesmo que, em diversos momentos, movimentos de resistência tenham reivindicado e reivindiquem o desenvolvimento de uma escola pública popular de fato, este enfrentamento ainda se faz necessário para a constituição de uma escola pública, laica, gratuita, de qualidade socialmente referenciada e desinteressada. Destacamos, a partir de Gramsci, a importância de um movimento intelectual e popular que difunda novas concepções de mundo capazes de desenvolver a consciência civil da população e de produzir novos comportamentos para que ela não se submeta à direção do Estado capitalista.

Palavras-chave : Escola Pública; Origem; Histórico; Função Social.

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