SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 númeroESPAs condições históricas para a existência da qualidade educacional constatada pelas avaliações em larga escalaFormação de professores em uma perspectiva democrática: Encontros sobre o Poder Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; ARCAS, Paulo Henrique  e  MACHADO, Cristiane. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.131-154. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16466.

Neste artigo recuperam-se e analisam-se propostas e iniciativas de organização do ensino fundamental em ciclos das redes municipais de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo implantadas na primeira metade dos anos 1990 e que serviram de referência para outras redes de ensino, principalmente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No contexto de políticas de educação que têm preconizado sua qualidade como expressas nos resultados de avaliações externas em larga escala, considera-se necessário recuperar iniciativas que, sem necessariamente recusar a utilização desses resultados, buscaram alterar a organização curricular do ensino fundamental com vistas à ampliação da qualidade na perspectiva de sua democratização.

Palavras-chave : Democratização do Ensino; Organização Curricular; Ciclos; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )